Por meio de 12 shows e um site com informações a respeito das várias fases vivenciadas pelo compositor e acordeonista Zé Cupido, o projeto dos músicos Demétrio Mussi e Mateus Guimarães teve como objetivo principal resgatar a memória de um exímio músico e de um ser humano extraordinário.

Neste trabalho, beneficiado pela Lei de Incentivo Cultural, da Prefeitura de Jacareí, o resgate das canções, histórias e memórias do músico, foi realizado por meio de várias fontes, como arquivos e depoimentos de quem dividiu cenas da vida com o multifacetado instrumentista.

No primeiro momento foram descortinadas as histórias do menino deficiente visual, que logo descobriu a música e se fez adulto talentoso, que contou com um virtuosismo que passou longe apenas de conhecimentos didáticos e musicais, fornecidos de forma curricular por escolas ou institutos.


Image

Zé Cupido era um autodidata, premiado pelo ouvido absoluto, exacerbado pela deficiência visual, que potencializou todos os outros sentidos.

Realizadas pelo produtor audiovisual Miguel Ramos, foram horas de gravações para descobrir seus feitos e buscas por documentos fornecidos por pessoas próximas e que amavam o músico.

Nas pesquisas pela internet, foi revelado um legado eternizado no audiovisual, especialmente nos programas “Viola Minha Vida”, da icônica Inezita Barroso.

E os depoimentos também renderam emoção à parte. Foram tantos momentos de alegria e lágrimas de saudade na maioria dos entrevistados, e, consequentemente, nos membros da equipe do projeto, totalmente contagiada pelo talento, força e coragem de Zé Cupido.

Paralelamente, o trabalho da pesquisa musical resultou em verdadeiros achados, que reforçaram a grande importância de Zé Cupido no cenário musical brasileiro, embora vivesse quase em semianonimato ao final de sua trajetória, reconhecido apenas por parceiros musicais que eram mais próximos e poucos que conheciam tantos louros em seu currículo musical.

A pesquisa resultou em verdadeiras pérolas no vasto mar musical, como de ser elemento fundamental no primeiro álbum da famosa dupla Chitãozinho e Xororó, ainda apresentada como músicos infantis.

Músicas que poucos souberam ser do mestre Zé Cupido também se revelaram aos pesquisadores musicais Demétrio e Mateus. E assim os ensaios musicais foram responsáveis por criar uma aura mágica, que estabeleceu a conexão com a obra do compositor e multi—instrumentista, com os empreendedores. Quase como se Zé Cupido estivesse ali dando o tom.

Repertório

Image

1. Xaxadão do Xorroxó - Zé Cupido
2. Dança do Chula - Zé Cupido / Arlindo Pinto
3. Calango Mineiro - Zé Cupido / Arlindo Pinto
4. Granja Cocodéco - Zé Cupido / Capitão Furtado
5. Favo de Mel - Zé Cupido
6. Festa no Amazonas - Zé Cupido / Candango do Ypê
7. Sons de Carrilhões - João Pernambuco
8. Tico-Tico no Fubá - Zequinha de Abreu
9. Sorriso da Menina - Zé Cupido
10. Baio Trotador - Zé Cupido / Arlindo Pinto